BAR A PARÓDIA

Rua do Patrocinio, Nº26 - Lisboa
(mapa) 

 

A Paródia é um daqueles bares que parece saido do tempo em que os beijos na boca se pediam com jeitinho, os senhores usavam bigodinho e os calices se bebiam com o dedinho espetado. Mas não! A Paródia nasceu nos anos 70 e é mais um dos incriveis lugares idealizados por Luis Pinto Coelho (o culpado pela maravilhosa “bagunça” que é o Pavilhão Chinês, o Foxtrot e o Procópio).
 
O nome, não o foi roubar a esse lupanar que era o Parque Mayer em tempos aureos, copiou-o antes de uma revistinha deliciosa criada pelo Bordallo Pinheiro (aqui o Raphael também não perdia uma!), na qual se fazia paródia com a cena politica e social de 1900 (que já na altura isto era tudo uma bela pandega). Mas se alguém ainda aqui vem conspirar com ardores e outros licores em prol da cena republicana, há-de ser um daqueles irreverentes nostálgicos dado à mastigaçao de enciclopédias e folhas que tais. 
 
Hoje em dia, A Paródia é feita por parzinhos que bebericam cocktails e se tentam advinhar na iluminação suave, por jovens boémios que fazem esculturas de fumo e escrevinham poemas em guardanapos, pelo velho grupo de amigalhaços que se vem dar à tertúlia (mais propriamente à também chamada converseta) e por ai fora, em banquinhos de azul fofo, inspirados por uma belíssima decoraçao arte nova e deco.
 

A alternativa, para noites a solo, é ficar sentado ao balcão a falar com o Sr. Nuno. Conversar com barmans é sempre um fenomeno cinematografico imperdivel (raia uma consulta de psicólogo gratis). Daí fiquei a saber que o piano que aqui havia deu lugar a mais uma mesinha, que o Charlot da porta, lá está em honra dos filmezinhos que aqui passavam e que este bar é um dos melhores segredos de Lisboa...
 

-Oh, não se preocupe, eu não vou contar a muita gente!
 
Está bem está, há-de ser cá uma paródia...
 
 
Kisses, revolutions, cocktails, midnight chats and snacks in one of the most beautiful and secret bars in Lisbon. Paródia is the perfect scenery for a romantic rendez-vous 1920's style but also for a night full of ardent discusions about politics, art and other non-objective sciences that usually are brought up whenever there's people around a table, alcohol and smoke. Don't miss it!

Adicionar novo comentário

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.