FRANCO GRAVADOR

Rua da Vitória, Nº40 - Lisboa
 
É sabido que dentro de cada português existe um pequeno funcionário público dado a burocracias, longas pausas, selos brancos, minutas, vinhetas e muita papelada.
Para descobrir a predominância do gene FP não é preciso ir lamber os compêndios, basta medirmos o amor que temos pelo material de escritório, a paixão pelos economatos, o carinho pelos carimbos, a tara promiscua por aquela almofada para molhar o dedinho que passa a página, a relutância com que emprestamos minas de lapiseira e pelo frequente uso da frase “quem é que me tirou o agrafador?”
 
 
A culpa não é senão dos pais, do governo e de Deus (claro está) mas ainda mais dos professores que nos ensinam logo a carimbar com bocados de batata. A partir dai, está o caldo entornado, Carimbar, torna-se uma obsessão inconsciente.
 
Ora, quando entrei no Franco Gravador, achei que só ia encontrar plaquinhas e emblemas, sinetes para lacre e medalhas mas eis que a D. Dulce me mostra o que é doce, segredando qualquer coisa como “ah, e fazemos todo o tipo de carimbos”…
 
Esqueci tudo; a idade da loja (96 anos), o nome do cão para gravar na medalhinha em forma de osso, a conjuntura sócio-politicó-ecocómica, a galáxia… e só me imaginei a carimbar tudo e todos, de todas as maneiras e feitios, com centenas de carimbos de metal ou de madeira, com ou sem almofada incorporada, com a data, com o nome, com a cara, com a frase, chamar pela senha, mandar para despacho, encaminhar para a tesouraria, sair do trabalho às 5 da tarde, ahhh minha rica Função Pública.
 
 
Murphy's first rule should go like this "Everyone (in the world) likes to stamp". Whether you are a child playing with potatoes and ink or you are Kafka working in a bureaucratic hell, one thing is sure, everyone loves to punch the paper with style. This almost-centenary-shop sells stamps, pads, seals, signs, and all you need to engrave your identity anywhere you want it. Murphy would be jealous.

Comentários

ohhhh que orgulho :)
a melhor loja da baixa lisboeta, como gosto de ficar escondida atrás daquela janelinha de onde se e a porta do FG!!

Adicionar novo comentário

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.