LEITARIA E MANTEIGARIA A MINHOTA

Rua de S.José,Nº 138 - Lisboa
(mapa)

 
Nem só de Brasileiras e Suíças vive o nosso “tomar bica” lisboeta. Ainda existem estabelecimentos que enaltecem a saudável mulher portuguesa na sua variante regional e roliça, de lenço à cabeça e vaquinha pela mão…
 
A Minhota é um desses sítios onde o calendário se esqueceu de virar a página. Tem ar de café central daquelas terriolas com nomes estranhos, onde se pára para descansar a caminho de Venda das Raparigas ou de Jerusalém do Romeu.
 
O ambiente é único. Reina a castiçada sénior. Os velhotes bebem o seu calicezinho enquanto folheiam o jornal e discutem afincadamente se, afinal, hoje é ou não quarta-feira (entre outras questões metafísicas). Numa palavra, cavaqueia-se.
 
A casa abriu em 1917, ainda a rua de S.José vibrava de comércio. As décadas foram passando. A garotada que ia roubar rebuçados começou a usar laca e dentadura, as garrafas ganharam poeira nos antigos armários e os azulejos da fachada começaram a jogar à Forca (do original Minhota, já só se lê OTA). Mas a vida deste café está longe de acabar, “Passado? Só o bife!”como dizia o outro. A Minhota ainda há-de ser moça para dar que falar.
 
O Sr.Luís Santos, actual proprietário, não é homem de antigamentes e continua fiel ao seu cafézinho... "A juventude está a redescobrir isto” . E eu digo que sim com a cabeça, enquanto lavo as mãos no lavatório de esquina e olho as vaquinhas que pastam no tecto, preparada para beber o meu brandizinho, “A juventude vai adorar isto, Ahhh bendita vaquinha, saia mais um copo deste “leite” que afinal ainda só é quarta-feira.” E volta um dos velhotes “ Ó menina mas isso foi ontem”, “Olha que não”, diz um terceiro….
 
E lá vamos nós outra vez....
 
 
Welcome to the Twilight Zone. In this old coffee house you will enter another dimension, where time stands still. A Minhota has served her first drink almost 100 years ago, but if you ask for the second round, you wont notice any difference. Forget those expensive tourist trap esplanades, come here and taste it as locals do.

Adicionar novo comentário

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.