HAVANEZA DE S.DOMINGOS

Rua Barros Queiroz, Nº 15-17 - Lisboa
(mapa)

A gente lê “havaneza” e pensa logo em charutos e outros prazeres fumantes, mas depois chega cá e dá de caras com o panteão da cristandade...
Longe de Cuba, a Havaneza de S.Domingos começou por ser tabacaria onde, entre outras coisas, se vendiam e consertavam canetas. Foi aqui, na loja do tio que desembarcou, um dia, o Sr. Carlos Soares, directamente da Marinha Mercante.
 
“Ó menina, isto com canetas, a gente não se governava.” Muito menos desde que a BIC pariu a esferográfica. E o Sr.Carlos, vendo que na rua passavam mais beatas que escritores, em romaria à Igreja de S.Domingos, virou “Zé das Medalhas” e passou a vender santinhos.
 
A loja é pequenina e já não se lembra do ano em que nasceu “mas tem mais de 70 anos, de certeza, que só eu já cá ando há 26!” diz o simpático Sr. Carlos, que agora, além das divinas figuras, também vende postais, porta-chaves, galhardetes, globos de neve, azulejos, galos de Barcelos e outras souvenires para os “camones” levarem lá para a terra deles.
Mas a auréola em cima do Santo (em jeito de cereja no topo do bolo), são mesmo as conversas que aqui se ouvem:
 
- A como é que tem a Nossa Senhora? 
- Depende, quer a normal, a que brilha no escuro ou a que diz o tempo?
 
- Eu vinha comprar um Santo, mas estou indeciso entre o Santo António ou o S.Expedito. Qual é que é melhor? 
- Épa, leva o Santo António que desse conheces os milagres. 
- Sim, mas o São Expedito fá-los mais rápido…
 
Habituado a estas ladainhas, o Sr.Carlos aconselha logo o Livro de Orações para Todos os Fins mas como santos da casa não fazem milagres, também cá tem uma plaquinha a dizer “Help Yourself”… Se calhar essa é mesmo a melhor ideia e se afinal, como dizia o barbudo “a religião é o ópio do povo”, os prazeres fumantes não andarão longe e até podemos voltar a chamar a esta bela lojinha, uma havaneza.
 
P.s-Tem Nossas Senhoras a partir de 1.80€
 
The shop’s name makes us think about cigars and other smoking pleasures, but once you get here, you find yourself surrounded by the Christian pantheon. Havaneza started as a tobacconist that, amongst other things, sold and repaired pens. Nowadays Mr.Carlos sells a lot of different things, from souveniers to saints. In any case, if as, the bearded man once wrote, “religion is the opium of the masses” then maybe this little shop’s name points to a smoking pleasure after all.

Adicionar novo comentário

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.