FRANJARTE

Rua dos Fanqueiros, Nº 234 - Lisboa
(mapa)
 
Aqui não se vem para ficar sem cabelo nas mãos de um artista da tesoura, as únicas franjas que encontramos são daquelas que a Maria da Música no Coração usaria para fazer acabamentos à roupa da criançada loira.
 
Aos olhos de um freguês mais distraído, a Franjarte é uma retrosaria. Mas isso era o que mais faltava! Pois esta mítica lojinha é a única sirgaria e passamanaria da zona, que é como quem diz, vende borlas (passando a contradição), cordões, franjas, puxadores e galões.
 
E quem vende tudo isto é a simpática D.Custódia, a quem chamam na brincadeira de “sirgaita”. É ela que há 35 anos resolve os problemas de quem precisa de fazer o cortinado, embelezar o maple e embonecar a almofada. Nos intervalos das vendas, lá a encontramos a fazer os seus registos, decorando os seus santinhos, emoldurando os seus bentinhos.
 
É a esta loja de vão de escada, que se encaminham desde 1945, condes e condessas à procura do dourado e do grená que faltam para devolver a antiga glória aos palacetes, mas também é aqui quem vêm as fadistas buscar as franjas pretas para remendar os xailes da avó. D.Custódia ainda se lembra de quando cá entrava a Hermínia Silva e dizia com a sua voz tudo menos Mariquinhas “Então rapariga, como estás?”
 
São estas ilustres memórias que ficam guardadas no livrinho de recordações verde, escondido por baixo do balcão. E é por estas e por outras que a D.Custódia bem pode puxar pelos galões. Tem lá material para isso.
 
 
If you are looking for ornaments to turn your house into a palace, Marie Antoinette style, you have to meet D. Custódia, she will help you like a fairy-godmother. Franjarte may look like a regular haberdashery, but this small shop only sells the finest trimming. You can use it on furniture, pillows, sofas, drapery and even if you want to make your own portuguese Fado singer shawl. Don’t miss it.

Adicionar novo comentário

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.