ADEGA DOS LOMBINHOS

Rua dos Douradores, Nº52 - Lisboa
(mapa)
 
Narram as lendas que falam de boca cheia que o bacalhau aqui da Adega é de se lamber os dedos, os chocos dão choques de prazer e as iscas pescam qualquer guloso mas isso, meus amigos, é coisa que não vos sei dizer. A verdade é que de todas as vezes que vou à Adega peço a mesma coisa.... os Lombinhos.

O Sr. João quando me vê aparecer, já de guardanapo armado ao babete, só tem tempo de confirmar a profecia. Então menina, vai o costume? E lá vem o costume fazer mesa. As belas carcaças lisboetas para fazer a cama, a sopinha para ensopar, o vinho verde para dar cor ao tinto do sangue e a travessa de finos lombinhos com ovo cavalgante, em caminha de arroz e ninho de batatas fritas, feitas, para regalo do olho mais glutão e voyeur, bem à mostra, pelo honesto e dedicado chef Eduardo.

E assim começa o banquete, nessa pequena sala que dá de beber aos sobrios e de comer aos famintos desde 1917. A dona Celeste fica atrás do balcão servindo os copinhos de titol, com a mesma distinção, tanto ao policia como ao ladrão. Os lombinhos desaparecem, a travessa está limpinha. Pede-se o Arroz Doce para comer a meias. Depois pede-se outro para fazer collans. Faz-se desenhos a caneta nas toalhas de papel...

-Ó Sr. João, traga-me lá mas é um cafezinho. - digo eu em tom de provocação.
-Ó menina, cafezinho aqui é que não!

Os Lombinhos são uma Adega, senhores! Aqui não se bebem cafezinhos, aqui tragam-se copinhos, como manda a tradição.

-Ó Sr. João, nesse caso, venha de lá mais vinho, que eu já só saio destas almoçaradas se for a andar de gatas...

É o costume!

 
 
Dear vegetarians of the world, you will not find your Shangri-la here. But if your hungry-carnivorous-heart is seeking typical portuguese food, look no further. Adega dos Lombinhos is legendary for his super-thin-pork-chops, served with grandma's rice and french fries, soaked up in green, white or red wine. There's also other tasty dishes to try, and, for that price, you can ask for all... You lucky carnivorous!

Adicionar novo comentário

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.